quinta-feira, 5 de junho de 2014

Plano Safra tem linha de crédito especial para região Norte

Hoje pela manhã recebemos o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Ele apresentou detalhadamente o Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015, que nesta edição terá uma orientação especial de crédito do Pronaf para a região Norte.

Essa é uma resposta às reivindicações que fizemos na Comissão de Agricultura, uma vez que, nos primeiros 13 anos do Pronaf a região Sul tinha 50% dos contratos, enquanto a região Norte tinha apenas 6% dos contratos e 7% dos recursos.

Com essa linha de crédito especial para os agricultores da região Norte, os agricultores de Rondônia terão mais facilidade para contratar financiamento, pois foram consideradas algumas características regionais que chamamos a atenção durante muito tempo no Senado: que é a regularização fundiária.

Agora, mesmo sem o título de propriedade da terra o agricultor terá acesso ao crédito. Para isso, é preciso que o produtor tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP, uma espécie de aval do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que pode ser retirada nas prefeituras ou sindicatos de trabalhadores rurais.

Um comentário: