quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será licitada em março


O aeroporto José Coleto, de Ji-Paraná, será a primeiro da região Norte a ter seu projeto de reforma e ampliação licitado pelo sistema de pregão eletrônico do Banco do Brasil. A licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que incluirá outros 20 aeroportos brasileiros, será feita em março. A presidenta Dilma Rousseff quer acelerar as obras nesta primeira metade do ano.

O projeto de reforma e ampliação prevê um novo terminal de passageiros, reforma e construção de pista de pouso e decolagem, pátio de manobras, estacionamento, sinalização noturna e equipamentos modernos de controle de voo e segurança. O projeto foi concluído em janeiro pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e as obras serão feitas com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). O custo estimado é de R$ 14 milhões.

Senador Acir Gurgacz, em reunião com a diretora do Programa
Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Fabiana Tedesco,
no dia 22 de junho de 2013.
Estamos trabalhando há muito tempo pela reforma do aeroporto José Coleto. Tivemos diversas audiências com ministros da Aviação, da Casa Civil, da Articulação Política, dos Transportes e com o vice-presidente do Banco do Brasil para viabilizar o projeto, e com a própria presidenta Dilma, que colocou nosso projeto entre os prioritários. Esse esforço tem sido feito junto com o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, o vice-prefeito Marcito Pinto, o deputado federal Marcos Rogério, o governo do Estado, o DER-RO, a Fundação Ji-Credi, a Acijip, os vereadores de Ji-Paraná e a bancada federal, entre outros apoiadores.

Em todo o país, o governo federal pretende estruturar neste ano uma malha de 270 aeroportos regionais, ao custo estimado de R$ 7,3 bilhões. Até junho, outras 80 licitações devem estar na rua, cujos estudos de viabilidade técnica e ambiental e anteprojetos finais estão concluídos. As licitações para as obras dos demais 170 terminais devem ficar para o fim de 2014 ou início de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário