quarta-feira, 29 de junho de 2011

Presidenta Dilma nos dá boas notícias para Rondônia

Estivemos ontem com a presidenta Dilma Rousseff, em um evento programado para toda a bancada do PDT no Congresso, e saímos do Palácio do Planalto confiantes em boas notícias para Rondônia. As informações positivas afetam dois pontos muito importantes para o Estado, que são o Código Florestal e a Transposição. Não há mais dúvidas sobre a assinatura do decreto da Trasnsposição dos servidores do ex-território de Rondônia para os quadros da união. Dia 5 de julho a presidenta estará em Rondônia para assinar o decreto

O encontro teve como pauta uma série de assuntos gerais sobre o governo, como as metas para a economia brasileira. A presidenta deixou claro que quer juros mais baixos para o Brasil e tem isso como meta de governo. A presidenta assume a necessidade de um trajeto gradativo para que os juros no país alcancem patamares internacionais. Mas isso não é coisa que possa ser feita a base de decreto e leva um certo tempo.

Fiquei satisfeito também com a linha de pensamento da presidenta com relação ao novo Código Florestal em tramitação no Senado. Conversamos sobre a questão e ela foi taxativa ao afirmar que não é possível anistiar quem cometeu desmatamento ilegal. Concordamos com Dilma, mas citamos a realidade de Rondônia, onde a colonização promovida pelo próprio governo estimulou o desmate de até 50% da área da propriedade, quando isso era permitido pela legislação. A presidenta concorda que o nosso caso é diferente e que não é possível prejudicar quem desmatou dentro da lei vigente na época. Para nós, isso é uma garantia de justiça a ser feita com os pioneiros de Rondônia. Estamos alinhados nesse sentido.

A visita da presidenta a Porto Velho, no dia 5 julho, também foi confirmada. A presidenta irá ao Estado conforme programado para ver o desvio do curso do rio Madeira para as comportas da Usina de Santo Antônio e para assinar o decreto da Transposição. Dilma Rousseff assinará o decreto em Rondônia junto com a bancada federal, com o governador Confúcio Moura e com todos os presidentes dos sindicatos que batalharam tanto para que a transposição se transformasse em realidade.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Acir Gurgacz promove informação e debate sobre o novo Código Florestal na internet

O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, o senador pedetista Acir Gurgacz toma a frente mais uma vez no debate sobre o Código Florestal. Defensor de uma posição equilibrada e de consenso entre ambientalistas e produtores rurais, o parlamentar lançou um mural de informações sobre o novo Código, aprovado em maio na Câmara, em seu website, com fórum de discussão no seu blog e Twitter.
“Acredito que é importante uma discussão desapaixonada sobre o tema, na qual a população possa enxergar toda a realidade sobre o meio ambiente no Brasil, na ótica do novo Código Florestal”, explica o senador Acir Gurgacz. O parlamentar notabilizou-se por levantar o debate sobre o Código desde o início de seu mandato, em novembro de 2009, publicando uma série de pronunciamentos que foram reunidos em um livro impresso pela gráfica do Senado Federal.
Um artigo do senador também foi selecionado pela revista Carta Capital, no ano passado, para dar abertura a uma série de publicações no website da revista compondo a chamada “Carta Verde”. O texto, intitulado “O Preço do Oxigênio”, apontava a diferença entre os termos “preservação” e “conservação”. “É preciso ficar claro que somente conseguiremos um Código eficiente para a defesa do meio ambiente e capaz de garantir o atendimento à demanda por alimentos, se conseguirmos unir esses dois conceitos”, aponta o senador.
Com o link “Saiba mais sobre o Código Florestal” em seu website (www.acirgurgacz.com.br) o parlamentar abre um canal para discussão sobre a legislação ambiental no Brasil. Estão disponibilizados artigos e reportagens sobre o tema, assim como a íntegra do Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados, relatado pelo deputado federal Aldo Rebelo. “Vamos disponibilizar nesse mural dentro do site uma série de materiais explicando os pontos do código que estão gerando polêmica, com o objetivo de esclarecer à população todas as dúvidas que ainda existem sobre o tema”, adianta o senador.
O mural sobre o Código Florestal, com link no website do senador, é o ponto de partida para discussão sobre o tema.  “O internauta pode, a partir daquela página, ir para o nosso Twitter (@acirgurgacz) e para o nosso blog (acirgurgacz.blogspot.com) para dar opiniões. Estaremos esperando”, convida o senador pedetista Acir Gurgacz.

O que: link sobre o Código Florestal no website do senador Acir Gurgacz (PDT-RO)
Debate: acirgurgac.blogspot.com e twitter @acirgurgacz

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reforma política tem que aperfeiçoar a democracia

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados criaram no início do ano as comissões especiais para realizar a reforma política e eleitoral no Brasil. No Senado, a Comissão da Reforma Política foi criada no dia 22 de fevereiro, e, uma semana depois, comissão semelhante foi instalada na Câmara, no dia 1º de março.
As discussões sobre o tema foram intensas neste primeiro semestre no Congresso Nacional e estão provocado reações das mais diversas na sociedade. Os senadores entregaram o relatório final dos trabalhos da Comissão da Reforma Política, em 13 de abril, após 45 dias de atividades. A partir de então, começamos a transformar as propostas em projetos de Lei e emendas à Constituição Federal. Esse trabalho encerrou no dia 18 de maio. Onze proposições foram lidas em Plenário, sendo sete propostas de emenda à Constituição (PEC) e quatro projetos de lei do Senado (PLS).
Entre as PECs estão temas que suscitam polêmica, como a adoção de voto proporcional com lista fechada, o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos e a possibilidade de candidaturas avulsas. Mas também estão itens de mais fácil consenso, como a mudança na data da posse de presidente, governador e prefeitos. Já entre os projetos de lei, o financiamento público de campanha foi o que mais dividiu os senadores da comissão. As proposições estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e deverão ser votadas até o dia 6 de julho. As propostas ainda serão votadas pelo Plenário do Senado e da Câmara.
Todos concordam que a reforma política é necessária. Precisamos reformar as instituições políticas, os partidos, a forma de representação política, as coligações nas eleições proporcionais, enfim, precisamos de uma reforma do comportamento e da postura política. Já vimos muitos problemas, de compra de votos, desvio de verbas e outros casos de desrespeito para com os recursos públicos e a gestão pública. Muitos problemas nos sistemas partidários e eleitoral já foram diagnosticados, e alguns ajustes até já foram feitos, como a Lei da Ficha Limpa, a Lei Complementar 135 de 2010, que surgiu de uma iniciativa popular e representa um avanço na política brasileira. Mas precisamos avançar ainda mais.
Por isso, estamos trabalhando na Reforma Política e acreditamos que também é importante ouvir a população, o eleitor. Sem fugir à responsabilidade de legislarmos pelo povo, e em favor do povo, o meu partido, o PDT, defende que a Reforma Política também seja aprovada pela população por meio de um referendo ou plebiscito. Essa medida também seria educativa, pois informaria a população sobe o que foi decidido pelo Congresso Nacional, cabendo-lhe referendar essas decisões.
O modelo de financiamento que temos hoje, com aporte de recursos públicos e da iniciativa privada, tem se mostrado desigual e não existe norma que dê conta de disciplinar e fiscalizar de forma transparente e eficaz a sua aplicação. Esse modelo tem sido no Brasil a porta de entrada para a corrupção, e precisa ser revisto. Acredito que o financiamento público de campanha seja, em tese, o mais compatível com a democracia representativa, pois proporciona condições para tornar as competições eleitorais mais igualitárias. Mas precisamos discutir a forma como implementá-lo, para termos garantias de que esse modelo de financiamento de fato assegure mais igualdade e transparência ao processo eleitoral.
O sistema de lista fechada nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas, Câmara de Vereadores e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, sugerido pela Comissão da Reforma Política, vem recebendo inúmeras críticas, tendo em vista que contraria a exigência constitucional no sentido de que a soberania popular é exercida pelo voto direto, sem intermediário. No sistema de lista fechada o eleitor não vota no seu candidato preferido, mas em listas previamente ordenadas pelas convenções partidárias. Essa não é uma tradição brasileira e creio que tornará a eleição um processo burocrático e impessoal, retirando do eleitor o direito de escolher seu candidato preferido, comprometendo a democratização da vida interna nos partidos. Não concordamos com esse sitema de listas fechadas e o PDT votará contra se essa proposta passar pela CCJ e for a plenário. A reforma política tem que proporcionar um avanço na democracia e não um retrocesso.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Homenagem a Leonel Brizola


[senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ]
Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lembrou os sete anos da morte de Leonel Brizola, fundador do Partido Democrático Trabalhista, em 21 de junho de 2004. O senador definiu a data como triste, mas, muito significativa para a história do Brasil.
- Foi uma das figuras políticas mais polêmicas, mais influentes, mais decididas e mais carismáticas de toda a nossa trajetória nacional - afirmou Gurgacz.
O senador lembrou momentos da história política de Brizola, desde a primeira eleição a deputado federal, em 1954, até a participação, como governador do Rio Grande do Sul, na campanha pela legalidade, em 1961, que garantiu a posse de João Goulart na Presidência da República.
Nascido em 1922, na cidade de Carazinho (RS), Brizola governou uma vez o estado do Rio Grande do Sul e por duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Exilou-se do país em 1964, com o golpe militar que derrubou Jango, e retornou ao Brasil em 1979, com a Lei da Anistia.
Agropecuária
Acir Gurgacz também registrou a realização, na última sexta-feira (21) da 11ª audiência pública do ciclo de debates sobre a agropecuária brasileira, realizada pelaComissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), a qual preside. A audiência, que tratou da febre aftosa, foi realizada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, e transmitida ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado.
O senador agradeceu ao presidente do Senado, José Sarney, e ao diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado (SECS), Fernando César Mesquita, pela cobertura dos veículos da Casa à reunião em Ji-Paraná. (matéria publicada na Agência Senado)


terça-feira, 21 de junho de 2011

Presidenta Dilma vai a Rondônia no dia 5 de julho para assinar a Transposição

O Palácio do Planalto confirmou para o dia 5 de julho a visita da presidenta Dilma Rousseff a Rondônia. O objetivo da visita é a assinatura do decreto da Transposição.
A informação foi divulgada há pouco, aqui em Brasília, e já pode ser comemorada pelos servidores rondonienses e por todos o Estado de Rondônia. Com a Transposição, o Estado vai economizar cerca de 30 milhões de reais por mês com folha de pagamento, que poderão ser destinados para outros setores, como educação e segurança.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por que precisamos enfrentar as drogas

Já citamos, em um pronunciamento no plenário do Senado Federal, nossa preocupação com o tráfico e o consumo de entorpecentes. E não foi apenas uma vez. Temos certeza de que o problema das drogas é, antes de ser caso de polícia, é uma questão de saúde pública. Principalmente com relação ao consumo do crack e, agora, do OXI.
O consumidor de drogas é culpado por fomentar a indústria do narcotráfico e, ao mesmo tempo, é vítima do intenso poder viciante das drogas. Muita gente defende hoje a liberação das drogas, a sua legalização, mas acredito realmente que fazem isso por não avaliarem profundamente o problema.
Especialistas já falaram, para qualquer um ouvir ou ler, que a luta contra as drogas está sendo perdida em praticamente todos os cantos do mundo. Os gastos com forças policiais, segurança e etc estão sendo aumentados em grande escala e isso vem reduzindo investimentos em setores realmente produtivos ou socialmente mais benéficos. Baseados nisso, muitos dizem que é preciso legalizar.
Mas desde quando ao legalizar os problemas acabarão?
Vamos comparar com as bebidas alcoólicas. Hoje, milhares de pessoas morrem no Brasil por causa do consumo de álcool associado à direção de veículos.
Com a maconha liberada, teremos mais acidentes.
Além das mortes, os acidentes causam lesões e seqüelas que consomem, anualmente, cerca de 2 bilhões de reais.
Com mais drogas legais, além do álcool, teremos mais vítimas necessitando de cuidados.
Hoje, a polícia tem que se preocupar com o tráfico de drogas.
Com as drogas legalizadas, o governo vai ter que se preocupar com as drogas legais e as drogas vendidas ilegalmente, precisando aumentar as despesas com esse controle.
As cracolândias arregimentam milhares de pessoas em todo o Brasil que passam a viver em condições sub humanas, sendo levadas à degradação e à violência para manter seus vícios.
Por que com as drogas liberadas, legalizadas, essa situação iria mudar para melhor?

Semana de combate às drogas é lançada no Complexo Madeira Mamoré

A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns. Neste domingo, acertou em cheio ao dar início a uma campanha contra os entorpecentes na XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas. Parabéns para o prefeito Roberto Sobrinho, para o coordenador do Conen, Neirival Pedraça, e a todos os colaboradores da campanha.
Estamos juntos nesta luta. Durante esta semana serão distribuídas publicações informativas sobre os perigos das drogas, principalmente para crianças e adolescentes - jovens em geral.
Abaixo, reportagem enviada pela Prefeitura de Porto Velho sobre o assunto.





Semana de combate às drogas é lançada no Complexo Madeira Mamoré
 

A XII Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi lançada no domingo, numa cerimônia realizada junto ao Complexo Cultural Madeira Mamoré. Além das autoridades, imprensa e servidores municipais e estaduais presentes, o dia de sol levou muitos visitantes ao local, tradicional ponto turístico de Porto Velho à beira do Rio Madeira, que puderam acompanhar a solenidade que abre uma série de atividades agendadas até quarta-feira. Dezenas de pessoas vestidas com a camiseta alusiva à campanha, encabeçada pelo Conselho Estadual de Combate às Drogas (Conen), deram um colorido especial à atividade, que contou também com balões e distribuição de panfletos que buscam conscientizar as pessoas contra o uso de entorpecentes.
O prefeito Roberto Sobrinho, em entrevista para diversas emissoras de TV antes do cerimonial, criticou as marchas ocorridas pelo País no sábado, a maioria delas pedindo a liberação das drogas. “O verdadeiro momento de liberdade é esse aqui onde estamos”, disse. Para o prefeito, que também é psicólogo, a liberação das chamadas drogas leves é um equívoco. “Essas são sempre o caminho de entrada para drogas ainda piores, com efeitos irreversíveis”, explicou.


Políticas Sobre Drogas

O delegado João de Deus, da Delegacia de Combate às Drogas (Denarc), apontou a grande quantidade de entorpecentes apreendidos e do alto número de pessoas presas nos últimos meses em Rondônia. “É preciso fazer um trabalho para que as pessoas não entrem nesse caminho sem volta”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Combate às drogas, Samuel Pessoa, que também é coordenador de políticas públicas para a juventude em Porto Velho, lembrou que a prefeitura já trabalha na construção do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas, que irá, entre outras coisas, mapear as entidades parceiras que atuam no combate e no tratamento a pacientes. “Organizados, teremos melhores condições de lutar por subsídios e poder manter a rede atuando dentro dos parâmetros do que está definido pelo Plano nacional, do Governo Federal”, lembrou.
A cerimônia ainda contou com apresentações da banda marcial da 17ª brigada, que executou o Hino nacional antes da abertura do evento, e da Fanfarra da escola Daniel Nery, do bairro JK. Também participaram da abertura a promotora da Infância e Juventude, Tania Santiago, o secretário estadual da cultura, Francisco Lenílson, o Chicão, o policial federal João Bosco e o representante da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Belgrano Cavalcante, e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A semana segue com atividades na praça Madeira Mamoré até quarta-feira. Após a abertura, ocorreram apresentações musicais e artísticas no palco improvisado junto à praça. Nesta segunda-feira, serão promovidas haverá blitz educativas na avenida Jorge Teixeira e na Zona Leste, e palestras na escola Flora Calheiros.

Por Róbinson Gambôa
Fotos Medeiros

Senador Acir parabeniza Assembleia de Deus pelo centenário

O senador Acir Gurgacz parabeniza os evangélicos da Assembleia de Deus pelo centenário de fundação desta igreja cristã no Brasil. Acir destaca que a igreja pentecostal fundada pelos pastores suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará, está há 89 anos em Rondônia e há 45 anos em Ji-Paraná, onde o senador mora com a família.

O parlamentar destaca que além de promover o evangelho de Jesus Cristo e a fé cristã em todo mundo, a Assembleia de Deus também tem um grande trabalho social e de apoio aos mais necessitados. “Eu sou católico, mas somos todos irmãos em Cristo e por isso também participo dos cultos evangélicos e apóio as iniciativas sociais da igreja Assembleia de Deus em Rondônia”, disse.

O senador destaca o papel importante da igreja Assembléia de Deus na organização religiosa, na evangelização e formação cristã do Brasil, e também na organização social e política de Rondônia. “A igreja evangélica Assembléia de Deus desempenhou um papel importante no processo de colonização e integração do Estado de Rondônia, atuando de forma pioneira em muitos povoados, suprindo muitas vezes o papel assistencial do Estado no auxílio aos migrantes”, recorda Gurgacz.

O senador destaca ainda o papel de lideranças evangélicas e o trabalho dos pioneiros da igreja em Rondônia, como o pastor Severo Antonio Alves, de Ji-Paraná; o pastor Manoel Cardoso, de Jarú; o pastor Hermelindo Alves de Araujo [in memorian], que ajudaram no crescimento da igreja evangélica na região Central de Rondônia. Acir também cumprimenta o pastor Sadraque Muniz, presidente das Assembleias de Deus em Ji-Paraná e 1º Secretário da Cemaderon; e o pastor Nelson Luchtenberg, presidente da Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (Cemaderon). 


História

A Igreja Assembleia de Deus foi criada em Belém do Pará, em 1911, por Daniel Berg e Gunnar Vingren, que chegaram à cidade em 19 de novembro de 1910. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus. Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos do Brasil. Atualmente, já são mais de 20 milhões de assembleianos no País.

Primeiro templo sede da Assembleia de Deus em Rondônia, em Porto
 Velho, inaugurado no dia 11 de outubro de 1926

Encontro mostra força do PDT renovado e se preparando para 2012

Neste sábado, 18, tivemos um encontro com os membros e correligionários do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Ji-Paraná, com objetivo de abonar novas filiações, fortalecer as bases do partido e planejar ações visando as próximas eleições. O nosso partido já conta com mais de cinco mil filiados em todo o Estado e pretendemos aumentar ainda mais a participação dos pedetistas na política rondoniense em 2012. Nossa meta é crescer com qualidade, com a participação de pessoas que façam a diferença na política. Não vamos medir  nosso partido pelo tamanho e sim pela qualidade de nossa militância. Com base neste princípio, convidamos as lideranças dos municípios rondoniense para ingressarem no PDT, para que possamos fazer política partidária voltada para o interesse coletivo, para as necessidades de nosso povo, visando o desenvolvimento de nossos municípios e de nosso Estado.

Militantes de todos os municípios de Rondônia participaram do Encontro do PDT

Assinando a ficha de filiação de um novo pedetista: Sr. José Barbosa da Silva

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Senador Acir Gurgacz inova com audiência inédita em Rondônia

A primeira audiência da Comissão de Agricultura do Senado realizada fora de Brasília foi encerrada com êxito pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Presidente da comissão, o parlamentar já havia inovado ao abrir as audiências para opiniões e perguntas do público. “Transmitir ao vivo de fora de Brasília, em Ji-Paraná, Rondônia, foi mais um desafio vencido por toda a equipe de comunicação do Senado e daqui de nosso Estado. Estamos mais perto do povo”, afirmou o senador.
A audiência, intitulada AGRICULTURA EM DEBATE, chegou a sua 11ª primeira edição abordando importantes temas do agronegócio nacional. A edição de Ji-Paraná foi escolhida, segundo o senador, a dedo. “Decidimos discutir aqui em Rondônia a questão da defesa sanitária animal, que é muito importante para todo o Brasil, mas principalmente para Rondônia.
Realizada no Espaço Partenon, em Ji-Paraná, o AGRICULTURA EM DEBATE ocorreu logo após Workshop Sanidade Animal promovido pelo governo  do  Estado, através da Secretária de Estado  da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária(Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) Fundo  Emergêncial Febre Aftosa (Fefa), Ministério da Agricultura e Pecuária ( Mapa) e representantes do setor produtivo.
Participaram da audiência promovida pela Comissão de Agricultura do Senado, presidida peloi senador Acir Gurgacz:
Sr. Waldemar C. de Albuquerque Filho - Chefe de Gabinete do Governador do Estado de Rondônia – Governo do Estado de Rondônia;
Sra. Regina Sugayama - Secretária da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária - SBDA;
Sr. Jamil Gomes de Sousa – Fiscal Federal Agropecuário da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SDA/MAPA;
Sr. Fabiano Alexandre dos Santos – Gerente de Sanidade Animal da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON;
Sr. Fernando Pinto - Fiscal Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Rondônia - SFA-RO.

Primeira sessão da Comissão de Agricultura fora de Brasília com transmissão ao vivo

Estamos iniciando agora, em Ji-Paraná, a primeira sessão da Comissão de Agricultura realizada fora de Brasília e transmitida ao vivo. Para valorizar ainda mais essa estréia nacional, a sessão é da rodada de seminários AGRICULTURA EM DEBATE, criada por nós para poder levantar a discussão sobre o agronegócio em todo o país, aberta para opinião da população, através do telefone do Alô Senado 0800-61-2211 e pelo Twitter (@alosenado.
O AGRICULTURA EM DEBATE pode ser acompanhado agora pela Rede Tv Rondônia, em todo o Estado, e pela TV Senado, em todo o Brasil.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Votações importantes na Comissão de Agricultura

Na sessão ordinária da Comissão de Agricultura desta quinta-feira faremos a apreciação de três projetos de lei importantes para o setor.

O primeiro é o PLS 88/2011, de autoria da senadora Kátia Abreu, o qual irei relatar, que define um prazo de dois anos para o registro de patentes para novos agrotóxicos. Caso a empresa que fez o registro do novo produto não inicie a produção neste prazo ela perderá o direito pelo registro.

O segundo projeto é de minha autoria. Trata-se do PLS 266/211 que outorga privilégio especial para os pecuaristas nos pagamentos decorrentes da falência de frigoríficos.

O terceiro projeto de lei da Câmara 19/2011, de autoria do deputado Sílvio Torres, e relatado pelo senador Casildo Maldaner, que dispões sobre o empregador rural e dá outras providência.

Acompanhe a discussão pela TV Senado a partir das 8h30min.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

União da bancada e de sindicalistas está sendo fundamental para transposição

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta tarde que deverá assinar o Decreto da Transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União entre 27 de junho e 5 de julho em Porto Velho.

O chefe de agenda do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Álvaro Henrique Baggio, me disse que ela participará da solenidade de desvio do rio Madeira pelo vertedouro principal da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, e a confirmação da data depende do nível do rio Madeira, que precisa estar apropriado para a operação.

A expectativa da bancada federal e dos sindicalistas que estão mobilizados em Brasília é de que não haja mais nenhuma alteração de datas para que o sonho de mais de 20 mil servidores do Estado seja concretizado. Como eu sempre digo, quando as lideranças políticas se unem em torno de uma bandeira, a conquista é uma questão de tempo, e com a transposição não poderia ser diferente.

Reunião com os sindicalistas para tratar da trasnposição

Presidenta Dilma Rousseff assinará transposição entre 27 de junho e 5 de julho, em Porto Velho

A presidenta Dilma Rousseff assinará o decreto da Transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União entre 27 de junho e 5 de julho, em Porto Velho. A presidenta está com viagem agendada para Porto Velho neste período para a solenidade que marcará o desvio do rio Madeira para as comportas da usina hidrelétrica de Santo Antônio. A data exata da ida da ministra a Porto Velho depende do nível do rio Madeira, que precisa estar na medida exata para que o desvio seja feito com sucesso.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

25 anos da Academia de Letras de Rondônia

Ministra do Planejamento confirma assinatura da Transposição para quarta-feira

Recebi na manhã desta sexta-feira uma ligação da ministra Miriam Belchior, do Ministério do Planejamento, confirmando a assinatura do Decreto da Transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União. O governo tinha assumido o compromisso com  a bancada federal de Rondônia de agilizar o processo de assinatura do Decreto e implementação da Transposição e está fazendo isso no tempo certo. Agora, vamos nos preparar para implementar a Transposição com a formação do grupo interministerial e o acompanhamento necessário para que todos que assim desejarem possam ser atendidos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Transposição está na agenda da presidenta Dilma

Os sindicalistas e a bancada federal de Rondônia tiveram um dia cheio hoje em Brasília para tratar da Transposição. Ontem, eu já tinha solicitado apoio à nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nossa companheira na Comissão de Agricultura. No final da tarde ainda tivemos a reunião da bancada, com a participação dos sindicalistas para tratar do assunto.

Hoje pela manhã, enquanto eu presidia uma audiência pública na Comissão de Agricultura, para discutir o Plano Safra e crédito rural, a comitiva de Rondônia esteve com o secretário-adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correia da Silva. Ele acalmou os ânimos de todos e disse que a tramitação ocorre simultaneamente com a Casa Civil e que todos podem ficar tranquilos que o texto da minuta será o acordado com a bancada federal e representantes dos servidores.

Mais tarde, em encontro com o chefe de gabinete da presidenta Dilma Rousseff, ele assegurou que a assinatura do decreto da Transposição está na agenda da presidenta para a próxima semana. Isso significa que, se tudo der certo com a agenda da presidente, na próxima semana teremos a tão sonhada assinatura do decreto da Transposição.

No meio da tarde, a bancada federal, sob coordenação da deputada Marinha Raupp, se reuniu no gabinete do senador Valdir Raupp para discutir alguns encaminhamentos sobre o diálogo com o governo e no que diz respeito à formação do grupo interministerial que irá acompanhar a implementação da transposição.

Creio que foi um dia muito produtivo para os que estão nesta luta pela transposição e destaco o trabalho coeso e unido de maior parte da bancada federal e dos sindicalistas.

Reunião entre a bancada e sindicalistas na tarde de hoje

Ministra Gleisi Hoffmann será nossa aliada na Transposição

A nova ministra da Casa Civil ainda nem tinha assumido o cargo no Palácio do Planalto, ontem, e já lhe cobramos uma atenção especial para a TRANSPOSIÇÃO dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia para os quadros da União. Durante seu discurso de despedida no Plenário do Senado, a senadora e agora ministra Gleisi Hoffmann solicitou o apoio e companheirismo do Congresso para desenvolver a nova tarefa na Casa Civil. “Gostaria de manter a convivência respeitosa que aqui iniciamos”, disse ela. Em aparte, aproveitamos para parabenizar a presidente Dilma pela excelente escolha e destacar a competência técnica e a habilidade política da senadora e agora ministra da Casa Civil. Perdemos uma grande parceira na Comissão de Agricultura, mas o Brasil ganha uma excelente profissional para articular os interesses do país junto à presidente Dilma, e também conquistamos mais uma aliada no governo para ajudar o nosso Estado de Rondônia. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Indicação do senador Luiz Henrique

Bom dia. Hoje, quinta-feira dia 2 de junho, em comum acordo com os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), e também da Comissão de Meio Ambiente, decidimos indicar o senador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB de Santa Catarina, para assumir a relatoria do Código Florestal na CRA.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Presidenta Dilma Rousseff promete agilidade na Transposição

Estive hoje pela manhã com a presidenta Dilma Rousseff, na reunião do Conselho Político e apresentação do plano “Brasil Sem Miséria”, e aproveitei a oportunidade para solicitar a ela, em conversa particular, mais agilidade na publicação do Decreto que irá regulamentar a TRANSPOSIÇÃO dos servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União. 

A presidenta Dilma entendeu a nossa preocupação, disse que tem conhecimento do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Planejamento para adequar a transposição e atender aos servidores de Rondônia, e que dará a agilidade solicitada para a publicação do Decreto e a sua implementação. Espero que possamos ter a boa e definitiva notícia sobre a assinatura do decreto ainda no mês de junho.

O Plano Brasil sem Miséria, apresentando ontem ao Conselho Político pela presidenta Dilma, e que será lançado oficialmente amanhã,  tem como principal objetivo a promoção da inclusão social e produtiva da população considerada extremamente pobre, integrada por famílias cuja renda per capita não ultrapassa os R$ 70. Dividido em três principais eixos, com foco na garantia de renda; acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, o programa deverá alcançar os 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza..